Nossa senhora.. a primeira vez que eu tive algo contra a operadora TIM foi na epoca em que eu nao tinha celular. A TIM tava usando o craque Ronaldo (que tinha feito um papelao no ultimo jogo da copa na Franca) como garoto propaganda. Por que alguem ia usar uma operadora com esse garoto-propaganda?
Depois, acabei tendo que comprar um celular (sempre fui contra) mas mesmo assim para um uso bem restrito. E.. sim, fui para a TIM porque da CLARO falavam coisas horriveis. Ate que nao era um mau servico. Ate inventaram internet a 0,50 por dia.
Mas ai um amigo meu comecou a reclamar que estavam tarifando 0,50 do pré-pago dele. Só que ele não usava. Aí, dizia meu amigo, todo santo dia ele tinha que telefonar para a operadora TIM, pedir para confirmarem que naquele dia ele não tinha usado a Internet e .. ressarcirem o valor de 0,50 no saldo pré-pago.
Eu não tinha esse problema ou pelo menos, não checava muito. Durante um tempo eu ia num dos poucos lugares de São Paulo que tinha a opção de carregar só R$ 7,00 de crédito no pré-pago. E nunca tive problemas. Até recentemente.
A TIM começou a colocar uma mensagem, um torpedo-sms avisando "faltam 7 dias para seus créditos expirarem", "faltam X dias para seus créditos expirarem". Até que chega a fatídica mensagem: "seus créditos expiraram".
Claro, essa última acontecia depois dos 7 dias. E é algo recente porquê quando a Anatel proibiu a CLARO de vender novos chips em SP, assim como outras operadoras, não tinha a tal mensagem enchendo o saco, todo dia as 9:00 até a pessoa recargar os créditos do celular. Durante muito tempo, a pessoa usava os créditos até acabar, não havia a duração de 7 dias para um carregamento de R$ 7,00.
Mas até aí, sem grandes problemas.
O problema é que existe a ativação do crédito. Quer dizer, a pessoa paga, recebe um torpedo-sms avisando que foram carregados créditos no pré-pago. Pode levar meia hora. Mas pagou no caixa, em alguns minutos a pessoa poderia ou deveria estar usando o telefone para fazer chamadas e enviar torpedos. Durante 7 dias.
Não foi o que aconteceu comigo durante várias vezes. Na segunda-feira da semana passada, as 17:22, eu paguei os R$ 7,00 num caixa qualquer de SP. Recebi a mensagem de "ativação dos créditos" - portanto podia começar a usar. E estava realmente precisando telefonar. Mandava torpedo SMS e a operadora só me respondia com a mensagem "seus créditos expiraram". Eu telefonava para o *144 e os operadores me falavam que o sistema estava fora do ar.
Lá pelas 19:30 da segunda feira da semana passada (ou seja, duas horas depois de muito telefonema reclamando), meus créditos foram ativados. E eu falei com os operadores que eu iria escrever no meu blog sobre isso, eu queria minhas duas horas de tempo em que meus créditos não estavam disponíveis porque o sistema me avisou que tinha recebido meu dinheiro mas não havia liberado meu uso. Ou seja, duas horas em que eu precisava usar o celular, mas que não podia porquê o sistema não liberava.
Falei com três operadores naquele dia, cheguei a fazer gravação do atendimento para colocar aqui no blog. Se eu tinha pago a ativação as 17:22 da segunda feira da semana passada, o telefone, eu tinha direito a usar as horas que eu não tinha usado. Ou seja, a TIM não poderia considerar que meus créditos expiraram antes das 19:32. Se a TIM resolveu contar os 7 dias a partir do instante em que eu pago os créditos, seria justo que o tempo contasse a partir do momento em que esses créditos foram liberados.
Visto de outra forma, a pessoa paga por 7 x 24 horas mas só usa 7 x 24 horas menos aquelas horas que a TIM demora para contabilizar. Pode ser um dia de atraso para contabilizar. Aí a pessoa está pagando por 7 x 24 horas mas só recebe 6 X 24 horas.
Eu expliquei para os operadores que eu fazia questão das duas horas faltantes. Podia mostrar o log das mensagens na memória do meu celular. Aí um deles sugeriu esperar até ontem, segunda feira. Ontem, segunda feira, continou meu calvário. Ainda tinha crédito no telefone para fazer chamadas e torpedos-SMS mas a TIM cortou o envio de chamadas e mensagens as 17:30.
Aí eu lá, precisando fazer chamadas dentro do metrô de SP e o atendimento da TIM cheio de atendentes com um volume baixinho, baixinho (vou comprar um amplificador só para ouvir esses atendentes da TIM). E mesma coisa: sistema está fora do ar, não estou ouvindo, só depois das 20:30.
Hoje a tarde, resolvi gastar quase uma hora do meu tempo com uma operadora a serviço da TIM. E ela acabou me informando que realmente, a informação dela é que a TIM não tem como regra cortar o envio de chamadas, silenciar o telefone da pessoa para mensagens e chamadas ao contar 7 dias do momento em que ela pagou os créditos.
O certo seria cortar as 23:59 ou 00:01 do dia seguinte. Nunca no meio da tarde, como estava acontecendo com o meu celular (assim o entendi e está na gravação que vou disponibilizar, qualquer hora). Ou seja, tem algo estranho. Imagina o atraso de um dia na ativação dos créditos. Quer dizer, a pessoa paga os créditos do celular e só vai telefonar no dia seguinte? E pasme: isso pode acontecer com você. Com qualquer um. Na verdade isso está acontecendo. E não te informam o procedimento ou se vão ressarcir essas horas que você perde. Na verdade, se você manda um torpedo-SMS antes da meia noite e (por algum motivo) ele chega no destinatário depois da meia noite, a pessoa é que paga por esse atraso. Algum paulista vai reclamar que estou reclamando micharia. Coisa de pobre. Mas não poder responder um telefonema de negócios por conta de um atraso na ativação dos créditos (você não poder telefonar porquê a TIM recebeu seu dinheiro mas ainda não ativou seu telefone), isso pode custar muito caro.
Quer dizer, antes, quando a Anatel estava punindo as operadoras, você carregava e não tinha limite de tempo para usar os créditos. Agora, a TIM cobra o carregamento com mensagens diárias, as 9 da manhã. Mas não fornece o serviço. E corta o uso das chamadas exatamente quando ela quer, sem avisar.
Bom, estou colocando tudo isso para estimular as pessoas a ligarem para *144 e pedirem satisfação. Irem no Procom (meu próximo passo) e irem na Anatel (também pretendo fazer isso, quando tiver tempo). Na pior das hipóteses, a TIM vai gastar mais dinheiro com operadoras.
Trata-se de um serviço que, a meu ver, não está satisfazendo. Gastei 2 horas do meu tempo (contando o que usei para falar com os operadores e escrevendo isso). Espero estimular um monte de gente reclamando..
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