18.6.02

De acordo com http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/062002/17062002-14.shl, surgiu um virus (W32/Higuy@mm) que instala um trojan no micro da pessoa, alem de se auto-enviar em massa para tudo quanto e' email que estiver no livro de enderecos. Acho interessante (do ponto de vista tecnico), mas nao e' nenhuma novidade. Já existem outros virus (incluindo um feito por brasileiro) com a mesma capacidade, descobri isso usando um F-prot que instalei num micro em um cybercafé que estava temporariamente num centro cultural, em São Paulo. E nao foi agora, faz bastante tempo, nem sei se ainda tem cybercafe lá. Quem avisa, amigo é, vê se troca a senha depois de visitar um cybercafé. Como descobri? Adoro usar o F-prot porque alem de gratuito, vc faz o download e instala em qualquer lugar em pouco tempo. Precisou apagar, e' simples, só deleta. E avisa de qualquer trojan ou capturador de tecla. Ou quase.
Mas voltando ao assunto, outro virus que virou novidade é o Worm/Frethem.D(http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/062002/13062002-14.shl), que é na verdade mais uma forma de enganar os babacas que pensam estar recebendo uma senha só por conta do "sua senha" na mensagem. Aí são instalados outros arquivos e é aquela porcaria no micro. Basta ter usar o Outlook (nao "remendado") para ser portador desse negócio. Sem querer elogiar, as ultimas versoes do Windows tem uma vantagem: você tem um arquivo com cada alteração do sistema nos ultimos tempos. Querendo, pode voltar no opções e voltar para a configuração existente antes do vírus aparecer, assim as alterações que o vírus faz não causam tanto dano (exceção se o vírus já formatou a winchester ou reconfigurou a alternativa de desfazer alterações).

Outra novidade é o "primeiro virus para imagens jpg" (http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/062002/13062002-12.shl). Besteira. Já vi coisa semelhante, antes. O que virus faz é jogar codigo dele dentro de imagens jpg. Enquanto o virus nao for ativado, isso é o mesmo que usar email do netscape nesses Worms que estao rolando por aí. Nada. Não acontece nada. Seu arquivo JPG pode estar infectado, mas e daí? O problema começa quando ele se ativa, aí sim. Mas para se ativar, são outros quinhentos. É a mesmo engano de noticia do vírus do antigo virus do celular, o Timofonica. Não infectava celulares, apenas fazia o micro infectado mandar mensagens via internet para eles. A imprensa noticiou que ele infectava celulares, o que é falso e por enquanto, acho que é impossível. Principalmente porque não é a Microsoft que faz o software da Telefonica. A proposito, estou enviando o texto dessas noticias para registro na Biblioteca Nacional. Quem for me piratear isso daí para colocar em livros ridiculos sobre hacking, fica esperto.
Valeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário