4.5.07

INGLES PRINCIPIANTES

INGLES PRINCIPIANTES - mais outro texto que lancei por ai e estou publicando para evitar que alguem diga que eh dele. Ta sendo enviado para registro na Biblioteca Nacional.

Dicas de ingles

(c) Derneval Cunha

No meu primeiro ano foi um barato essa coisa de aula na ECA-USP, eram montes de textos para traduzir, em varias linguas diferentes.
Claro que a gente tem aula de ingles instrumental.
Mas e o ingles comum?
Como funciona para aqueles que tem dificuldade? Eu diria que o grande problema das pessoas eh que encaram o ingles como uma coisa meio que "obrigatoria" de se fazer. Em tudo quanto eh lugar, existe uma pressao para a pessoa aprender ingles. E na verdade, eu acredito que muita gente nem ve utilidade para a lingua inglesa, pelo menos ate entrar na faculdade. Ai descobre a utilidade: traduzir ou ler os textos que serao discutidos em sala de aula.
Aprender uma lingua nao funciona desse jeito.
Minha experiencia eh que a pessoa nao tem que aprender ingles. Ela precisa descobrir alguma razao para gostar da lingua inglesa. Depois eh que presta atencao em mensalidade de curso de ingles. Nada de "oba, aquele curso de ingles esta barato, vou fazer". Nao funciona assim.
Ha varios tipos de cursos de ingles.
As pessoas ate falam em cursos do tipo aprenda dormindo. Em teoria, a pessoa so de ouvir, sem nenhum livro, consegue dominar a lingua inglesa. Ha videos. Ha sites.
Ha mil e uma coisas.
Nada substitui a vontade de aprender a lingua e a exposicao.
O que eh a exposicao a lingua inglesa?
Se vc for nos EUA ou na Inglaterra e ficar dias e dias la pode aprender ingles. Ou nao. Porque tanto nos EUA como na Inglaterra, tem muita gente falando portugues. Vc vai num Mac Donalds de la e eu pago um big mac se vc nao puder falar em portugues e o cara te entender direitinho. A lingua portuguesa esta chegando la, pode ter certeza.
Mas em teoria, num pais de lingua inglesa, vc iria ouvir, ler e usar ingles o tempo todo. Entao teria uma grande exposicao.
O que eu chamo de exposicao seria tentar ler, traduzir textos interessantes de outra lingua. Nao porque a professora mandou mas porque eh interessante.
Nao adianta a pessoa que esta tentando aprender ingles usar como livro alguma coisa como a Biblia se na vida particular ela so le revista de fofocas. Nao vai querer aprender ingles. Eh so um exemplo de repente ate aprende.
Houve uma epoca em que se aprendia ingles porque nao se tinha manual de informatica em portugues.
Mas claro, muita gente tem exposicao direto ao ingles de internet e nao aprende. Cada caso eh um caso mas ha tipos de aprendizado.
Alguns se especializam (sem saber) na leitura. Outros conseguem melhor resultado com a fala.
Um amigo meu ele tinha muita capacidade de leitura em ingles. Melhorou a fala decorando letras de musica do Pink Floid. Ai entrava em bate papos de lingua inglesa, entendia tudo. Mas so dava opiniao se tivesse alguma frase de alguma letra de musica que tivesse decorado que pudesse "encaixar" no dialogo. Do contrario, ficava calado.
Eu falo em alto e bom som: meu inicio na lingua inglesa foi o album branco dos Beatles. Album duplo, hoje seria CD duplo. Sabia de cor cada musica. Nao porque quisesse, tocava direto. Havia musicas que eu nem sabia o titulo, se a pessoa tocasse um trecho eu sabia o resto.
E ingles dos Beatles eh otimo para comecar a aprender ingles.
O que leva a um outro lance que as pessoas nao sabem mas confunde muito:
Ingles britanico versus ingles americano.
Ingles britanico eh o mais facil de aprender. O ingles americano eh o mais difundido.
O ideal seria a pessoa (do meu ponto de vista) aprender ingles britanico, o mais logico. E depois o ingles americano (que demora muito mais para ser aprendido).
Mas depois escrevo mais
Derneval

Sem comentários:

Enviar um comentário