30.5.08

EMAIL RECEBIDO

EMAIL RECEBIDO-

Olá Denerval,

Olhei o seu comentário sobre o caso Mitinick e concordo em parte com você, mas gostaria de lembrá-lo que no filme Takedown quando Mitinick tem acesso ao arquivo tar onde se encontra o suposto software malicioso desenvolvido por Shimomura e um outro colega dele na cena é visto claramente que o código está parcialmente criptografado com provavelmente DES ou RSA de 56 bits, tanto que Mitinick entra em uma empresa fingindo ser um técnico de suporte para usar micros universitários parta quebrar a criptografia. Também concordo que Shimomura e Markoff lucraram com isso e há muitas inconsistências na história contada por eles, mas vale lembrar que Mitinick cometeu crimes. Outra coisa interessante é por que Mitinick não tomou atitude em relação ao livro e ao filme se não concordava com a versão apresentada por eles. Poderia processá-los, não acha?
-----------------------
Resposta:

Primeiro lugar, meu nome: D-E-R-N-E-V-A-L. Nao fique mal com isso, todo mundo erra e todo mundo eu corrijo. Um dia desses eu vou no cartorio e peco realmente para corrigir. So que ai vou ter que mudar meu nome em todos os documentos..

Sobre Mitnick ter cometido crimes, ele nao era inocente. Mas na epoca, os EUA nao tinham feito o que estao fazendo hoje. Meio complicado voce prender a pessoa por um tempo indeterminado sem apresentar a razao pela qual ela foi presa. No Brasil, isso eh inaceitavel. Para comecar. Nem os pais da Isabella puderam ser presos so por suspeita. Para voce ter uma ideia, o Mitnick teve que aceitar um acordo onde ele aceitaria uma determinada sentenca. Foi um acordo. Ele poderia ter ido a julgamento e saido livre. Se isso tivesse acontecido, ele poderia para inicio de conversa, processar o governo americano por prisao indevida. Mas para evitar isso, ficou sob a cabeca a ameaca de que ele seria julgado por cada uma das acusacoes que pesavam sobre ele, ele estaria preso ate o ano 5000 para que todos os julgamentos fossem feitos. Ele provavelmente nao pegaria 4 anos de prisao como pegou. Entao ele topou aceitar uma certa culpa para evitar mais briga. Se ele fosse um assassino apenas, teria sido solto em menos tempo. E mesmo quando finalmente inventaram umas acusacoes para justificar a prisao (depois que a campanha freekevin comecou) ainda aprontaram coisa com ele na prisao, atrasaram o pagamento do defensor dele, etc..

Outra coisa eh que houve muita mentira com relacao aos crimes que o Mitnick cometeu. Se ele fosse realmente atras de processar quem nao comprovou que ele cometeu esse ou aquele delito, a coisa iria muito, muito longe.

O filme Takedown teve muita repercussao. Logo no inicio do filme teve cena que nao foi escrita, nao estava no livro do Shimamura, foi plagiado de um outro livro, o "Jogo do Fugitivo". O Mitnick entrou com advogado em cima e fez um acordo com a Miramax, detalhes nao foram revelados.
http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?file=/chronicle/archive/2000/05/04/BU71498.DTL

Mitnick hoje so quer viver a vida dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário