18.4.02

Apesar da tendência em usar o termo "hackers" para definir tudo quanto é tipo de pessoa que lida com algo vagamente relacionado a segurança informática (vide uns "marmiteiros da internet" que escrevem livro), a lista da Info é bem legal nas informações. Vou deixar o url da lista, caso interesse: http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/index.shl
Desafio hacker Woksdome dá US$100 mil Esta noticia da Info exame foi um grande barato, podem conferir no http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/042002/16042002-5.shl. Olha só que nome mais vagabundo e americano: O 1st WOKSDOME Global Hacking Competition. Mais legal ainda foi outra notícia(http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/042002/17042002-23.shl, a seguinte:Hackers invadem concurso de hackers. Nem terminou o concurso e um grupo, o Hackerus já tinha invadido o computador e mandado email p. todo mundo que se inscreveu protestando contra a besteira que é fazer um concurso desses. Que sempre são eventos altamente vagabundos onde o interessante é divulgar pra imprensa que empresa tal tem equipamento "seguro" contra acesso indevido. Bem feito pros caras. Achei muito interessante essa competição. Gozado foi quando a Microsoft fez uma desse tipo e foi cancelada por conta de "um raio que cortou a luz do prédio"..

16.4.02

A materia do caderno de Informatica do Estadao, (Barganhas compensam riscos de leilão na Web - CIBELE GANDOLPHO e KÁTIA ARIMA http://www.estado.estadao.com.br/suplementos/info/2002/04/15/info047.html) até que não é ruim. Será que é tentativa de dar um impulso aos leilões virtuais? Começou bem. Falando que nos EUA a pilantragem rola solta nesse tipo de serviço. O título é que é meio tendencioso, na minha opinião, mas não deve ser culpa do repórter. Por quê criticar uma reportagem dessas? Simples. Leilão virtual é campeão de reclamações no PROCON. Campeão. E é pura sorte não entrar pelo cano, se a pessoa não for esperta. O leilão virtual não te ajuda se você for lesado. No máximo, tira o cara de lá. No máximo por que vi um cara que conheço ser constrangido pelo sujeito que estava leiloando um item. Ele resolveu mudar de idéia na última hora e o cara ameaçou com "ah, sou advogado, vamos resolver isso na justiça" e.. reclamação foi feita ao tal leilão virtual, o tal "advogado" repetiu as ameaças e continuou lá, com a mesma banca de "nunca tive reclamação a meu respeito nesse leilão virtual". Sem falar que existem artigos quilômétricos detalhando como são feitas as fraudes nesses leilões. A mais comum é a do vendedor receber o dinheiro e não enviar o produto. Ou mesmo chantagem, quando o sujeito recebe o produto mas fica ameaçando o vendedor com uma reclamação (o que, para os "vendedores de carteirinha", os viciados em vender pelo leilão é uma tremenda propaganda negativa). Eles colocaram no artigo que as vezes periga o sujeito receber o produto com defeito e outras possibilidades de garantir remessa e pagamento. Mas quando vc está no sufoco e precisa de grana urgente ou quando está só com curiosidade p. ver se "o que reluz é ouro mesmo", será que você consegue pensar claro e fazer esse tipo de planejamento? Claro que minha visão é do tipo "não vi e não gostei". Portanto parcial. Mas já paguei muito mico por aí. Seguro o leilão virtual não é. Compensar, vai, mas não para quem não está tentando vender ou comprar um único item e depois nunca mais. Aí é sorte. É a mesma coisa de tentar a internet pra um único encontro virtual e depois aguenta se vier uma gordinha no lugar daquela gostosa da foto. Compensar, vai compensar para quem tiver afim de se especializar nisso e virar "freguês", passar por um aprendizado igual àquele que se faz quando se procura namoro via chat (pra usar um exemplo mais clássico de "pagar mico").