23.5.02

Um japonês provou que é possível enganar censores que usam impressões digitais como forma de identificação. Parece coisa do filme de Woody Allen, "O Dorminhoco", ou aquele outro filme, GATACA, com aquela loirinha maravilhosa, a Uma Thurman, um dos melhores filmes de ficção que assisti nos últimos tempos. Após anos ouvindo propaganda de empresas que a impressão digital poderia ser usada como forma de identificação, Tsutomu Matsumoto decidiu tentar e fazer "dedos falsos" com gelatina. Conseguiu tanto fazer dedos falsos a partir de moldes de voluntário como de impressões digitais deixadas em vidro. Em teoria, pode-se aumentar a segurança de tais sensores. Mas na prática, isso significa atrapalhar a vida de muita gente, já que falsos negativos aconteceriam com freqüência. O legal é que dá para o indivíduo fazer um dedo falso, entrar num local onde não teria acesso normalmente e depois comer literalmente os dedos. Vide http://www.counterpane.com/crypto-gram-0205.html#5

20.5.02

Evito usar a palavra "nunca". É bastante fácil se arrepender disso. Mas vai ficar difícil dar ajuda a algum verdadeiro ou pseudo-mestrando/doutorando no que se refere ao tema "hacker" brasileiro com esse pessoal que me aparece.

O caso é o seguinte: Fui contatado tempos atrás por alguém da USP, pedindo ajuda numa tese de doutorado acerca do tema "hacker brasileiro". Como costumo fazer, tentei checar o trabalho de mestrado da figura (que seria um Curriculum Vitae em relação a um trabalho de doutorado) e não gostei. E falei num email o que achava. Por que não iria eu mesmo ajudar. Até acho que evitei comentar coisas negativas, frases como "que a proposta da pessoa só teria sucesso com eu teleguiando tudo".

Mas eu enviei junto com o email uma dica de alguém, um email que poderia dar uma help no trabalho.

Não recebi resposta alguma da pessoa. Será que apagou por engano? Também não recebi outro email me cobrando resposta que não foi enviada. Isso fazem alguns meses, já. Só que esse alguém que eu indiquei para ajudar, eu avisei, comentei. Fui telefonar para essa pessoa neste final de semana e.. não, nenhum acadêmico chamou aqui, nem mandou email. Fiquei sem saber o que dizer. Pelo menos confirmou minha impressão sobre esse futuro doutorando. Se antes eu duvidava do pessoal com pretensões a fazer "perfil" de "hacker brasileiro", agora então...

19.5.02

Gente, tudo jóia? Tava maussss. Tava tão ruim, mas tão ruim que não conseguia entrar numa sala de micro e ver meus emails! Na verdade, pensar em ir pro hospital foi uma idéia que tive 18 horas de "sono" depois (mas quando vi que ia melhorar, desisti). Mais uns 3 dias acamado e ufa! Tô melhorando. Nem é dengue, mas recomendo cuidado porque está rolando uma virose aí em Sampa que dá uma dor de garganta horrível. Cuidado com essa mudança do tempo, gente. Não é vírus de computador, falo de algum troço da garganta. Boa sorte.

O primeiro filme que vi depois desse negócio foi o "Homem Aranha". Gozado como o Peter Parker e o Harry Osborn parecem com gente que conheco. Se recomendo? Assisti 3 vezes. Levei até minha mãe. Falar o quê? Stan Lee é Deus e foi ele que iniciou a coisa.. (tudo bem que ele não ia chegar e falar que o filme é uma merda, que se arrependeu, etc, mas.. ). Só que para quem nunca viu o herói antes, não sei. Tinha que ter umas 4 horas. Só o Jameson, chefe do Parker, merecia um filme e nem parecia alguém irritante (o cara se esforçou). O filme tem muita cara de sessão da tarde pro meu gosto. E a "sessao da tarde" de hoje ja' nao e' mais o que foi. Sim, se for pegar aquelas revistas, daquele tempo, etc, etc.. fica faltando qualquer coisa. Estamos em 2002 e as aventuras do Homem Aranha começaram numa época em que o homem estava descendo na lua pela primeira vez. Então eram ingênuas pra caramba. No filme pegaram o início da carreira. Mais tarde ele já nem parecia mais um nerd. Tinha uma namorada como a Gween. Tão oferecendo recompensa de um CD por um final diferente e criativo. Ridículo. O cara termina o filme de cabeça erguida. É merda de qualidade, esse final (não é ruim, mas é merda assim mesmo). Quem já foi fã, sabe que na vida "real", Parker voltava para casa de cabeça baixa como quem não passou no vestibular por um ponto. Coitado de quem está tomando contato com o herói agora. Não dá para ir nos sebos atrás das aventuras dele. Não dá para comprar UMA revista mensal que tenha realmente o mesmo espírito (me falaram que tem, mas tenho minhas dúvidas). Qualquer hora vou escrever sobre isso. Quem quiser me mandar alguma sugestão, fique a vontade.