18.7.02

FANZINE UNDERGROUND . Infiltration (vide http://www.infiltration.org/). De acordo com a página, "oferece uma mistura de teoria e prática de exploração urbana em áreas inicialmente não projetadas para uso público". Mais especificamente os subterrâneos, tipo túneis de metrô ou abrigos nucleares abandonados. Manja um espaço subterrâneo embaixo da Av. Paulista? Se esses caras fossem brasileiros falariam disso. O troço é em papel e custa US$2.00 por número (não recomendo comprar porque não comprei), mas o site tem umas dicas interessantes de turismo "selvagem". Em inglês.
BILLBOARD LIBERATION FRONT - Esse grupo é legal. Aqui e ali temos os "Outdoors", aquelas propagandas gigantescas, tremenda fonte de poluição visual que abunda nas grandes cidades. As vêzes são propagandas interessantes, as vezes é aquela porcaria. Pois é, esse pessoal (vide http://www.billboardliberation.com/ resolveu melhorar o visual de alguns outdoors por aí afora. Até fizeram um manual sobre o assunto, vide http://www.billboardliberation.com/resources/manual.html. Mas o que eles fizeram? O que é esse "melhoramento de outdoor"? Simplesmente é uma forma artística de fazer grafiti em Outdoor. Um exemplo é o que fizeram com um comercial de cigarros Camel http://www.billboardliberation.com/actions/turk.html e um artigo sobre o assunto no http://www.billboardliberation.com/media/metropolis_1__.gif . Eles não fazem isso assim, só porque deu vontade. Há um Manifesto sobre o assunto, detalhando a motivação.
FRAUDE NOS LEILÕES - Não basta o fato dos leilões virtuais serem campeões de reclamação no PROCON, de vez em quando aparece alguém preso, que novidade.. só que nos EUA. Se liguem, porquê é lá e não aqui. Vide http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/072002/17072002-7.shl O cara foi para cadeia. Aqui estou para ver isso acontecer. As vezes acontece e não estou sabendo.. Legal que a infonews não chamou o cara de "hacker".
GRANDE IRMÃO NA INGLATERRA - Se você não leu o livro nem assistiu ao filme, não se preocupe. Também não é o programa que a Rede Globo está veiculando, onde todo mundo pode ver a vida íntima de um bando de caras. Trata-se de uma nova política de espionagem do cidadão comum que vai rolar lá (se brincar, vão tentar implementar aqui). Aleatoriamente vão espionar o email de pessoas que usam a internet. Vide http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/072002/18072002-6.shl Vai ser interessante, ver o resultado dessa medida. Porquê?

Até um tempo atrás, o governo britânico deu chance para que cada cidadão tivesse um "habeas-data" (medida existente na legislação brasileira e que assegura o acesso do cidadão à qualquer registro sobre ele). As firmas começaram a solicitar (não por escrito, óbvio) esse "habeas-data" para processos de seleção de emprego. Aí o governo britânico começou a atrasar a liberação por uns meses, para evitar que esse "habeas-data" substituísse o Curriculum Vitae nos processos de seleção.

No dia em que a privacidade for for ilegal, só foras-da-lei terão direito à privacidade.
CURSOS NO EXTERIOR - Às vezes alguém está afim de tentar a vida lá fora. Estudar pode ser um jeito legal de fazer isso. Pelo menos o visto sai mais fácil, pode-se enturmar legal e quem sabe, até conseguir uma bolsa de estudos e driblar o desemprego por mais um tempo. Saiu um artigo legal no suplemento de informática do Jornal da Tarde de hoje: http://www.jt.estadao.com.br/suplementos/info/2002/07/11/info027.html

17.7.02

SERVIDOR DE EMAIL DA CNBB (servidor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) USADO PARA DISTRIBUIR PORNOGRAFIA. Essa saiu também no Estado de São Paulo, vide http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2002/jul/16/205.htm. Aparentemente, um ex-estudante da PUC do Paraná está sendo investigado por enviar propaganda de "comprimido americano que provocaria alterações psíquicas e melhoraria o desempenho sexual". Puxa, divulgaram o nome do sujeito na reportagem, será que existem provas? Olha só as acusações: "distribuição de escritos obscenos, atentado contra serviços de utilidade pública, venda de substâncias nocivas à saúde, apologia ao crime e oferecimento de substâncias tóxicas". O lance do servidor da CNBB foi problema com o servidor de email da PUC. O que não quer dizer que quem quer q tenha feito o envio tenha invadido (por alguma razão maliciosa) o servidor de email da CNBB.
CRIME POR COMPUTADOR NO PARÁ - Essa saiu no últimas notícias do Jornal Estado de São Paulo, vide http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2002/jul/16/224.htm e http://www.estado.com.br/editorias/2002/07/17/cid022.html. Fala-se em "rede de hackers" e em crime por computador. Especificamente o roubo de dinheiro em contas bancárias. Não se menciona quais bancos estão mais visados. Porque será?
CRIMINOSOS USANDO COMPUTADOR PODEM PEGAR PERPÉTUA NOS EUA - http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/072002/16072002-8.shl. Apareceu na TV, mas quem não viu pode ver em várias fontes diferentes. O principal da notícia é que abre a possibilidade de prisão perpétua para danos à vida humana. É o mito das "penas mais pesadas". Pessoalmente, não acredito nisso. Não funcionou com as drogas. Vai funcionar e ser usada para amedrontar um monte de gente bem intencionada que poderia estar pesquisando e denunciando falhas de sistemas operacionais inseguros.

16.7.02

OUTRA CONFERÊNCIA HACKER - A DEFCON, deve começar agora dia 2/08 e dura até o dia 4. Será lá no Alexis Park Hotel and Resort em Las Vegas, Nevada, nos EUA. Maiores informações no site http://www.defcon.org/ . Eu não ganho nada pra divulgar isso e é uma conferência de segurança informática PAGA. Mesmo que não fosse, só o preço da passagem e estadia lá já é coisa para quem não pergunta o preço.

MAIS UMA CONFERÊNCIA HACKER (que eu perdi). Acabou nos EUA a 4a conferencia HOPE, (12-12/07/02), em Nova York. Aqueles que como eu, não conseguiram arrumar o visto, grana ou simplesmente não sabiam, podem dar uma olhadela nos tópicos da conferência, lá no site http://www.h2k2.net/e suspirar de chateação.. Até estou dando uma olhada agora, nos painéis http://www.h2k2.net/panels.html. Alguns tem mais a ver com o universo cyber do que com o universo hacking. Outros são temas alternativos e não tem a ver com hacking mas com sites como http://www.midiaindependente.org/. São painéis interessantes assim mesmo. É.. fazer o quê? Esperar que este material fique disponível em vídeo.
VIRUS COM SERVIDOR DE EMAIL PROPRIO
De acordo com a noticia, vide http://www2.uol.com.br/info/aberto/infonews/072002/15072002-10.shl, rolou mais um virus com outra inovação: não precisa usar o Outlook para mandar email. Ele aproveita uma falha do Outlook (até aí normal) e instala seu próprio smtp para se reenviar por aí. Aquele truquezinho de manter o primeiro email da lista como falso (para travar a emissão de emails) pode não funcionar nesse caso. É um verme interessante, do ponto de vista científico. Como só uso o email do Netscape, dificilmente vou ter esse tipo de problema, apesar da quantidade de SPAM e email virótico que recebo..