7.5.02

À propósito do Blog sobre os Simpsons, quem não viu não vê mais. Foi retirado do ar. Assisti metade. Tava um humor até legal. Considerando essa metade que assisti, não dá para falar que o cara exagerou. Principalmente porque o Hommer Simpson chega no saguao do hotel, a mala dele se abre e cai um livro "How to loot Brazil" (como saquear o Brasil). Tem uns links sobre o assunto na internet, tipo http://www.tvtome.com/tvtome/servlet/GuidePageServlet/showid-146/epid-109999/ e http://farofa.americaonline.com.br/blameitonlisa.htm
Um leitor me perguntou sobre o livro, quando é que sai. Pergunta difícil e compreensível. Como explicar que, para mim, esse é o tipo de pergunta que eu odeio ouvir da boca de qualquer um? Publicar um livro é um assunto sobre o qual já escrevi no artigo http://www.inf.ufsc.br/barata/livro24.html. Melhor ainda, leia http://www.inf.ufsc.br/barata/courtney25.html. Aí talvez você entenda. Não é fácil. Minto. É fácil, desde que você o faça sem pretensão de receber absolutamente nada em troca do seu esforço e veja a editora ter todos os direitos sobre a sua obra. Aí é super fácil. O que não é meu caso. Publicar um livro implica por exemplo em publicidade sobre o autor. Quem acha que ficar famoso e ser reconhecido como "hacker" é uma boa, nunca parou para pensar na hipótese de seqüestro ou é adolescente e não sabe como o mundo funciona.

Realmente quer ficar queimado comigo quando me encontrar ao vivo, faça essa pergunta e eu já te classifico como alguém que não merece nenhuma confiança. Se você acha que estou brincando e tudo bem, tipo "vou fazer a pergunta só p. provocar, deixar ele chateado e depois ficar a vontade", faça, mas vai perder qualquer chance de ficar algo próximo de amigo depois.

Mas.. como é muita gente que pode ter essa curiosidade, sugiro antes dar uma lida no http://www.inf.ufsc.br/barata/hist.html, que tem a história do Fanzine. Tudo bem, tem texto velho, mas no final desse texto velhíssimo tem novo texto. Para simplificar a história, há o fato de que não posso lançar um livro sobre hacking sem estar estabilizado acadêmica e profissionalmente. Lançar um livro mexe com a vida das pessoas. Estou pensando mais é em como arranjar tempo para escrever o 2o livro, mesmo sem ter lançado o primeiro.

Falando em perguntas, outra página que vale a pena ser lida é http://www.inf.ufsc.br/barata/barfaq.html, que tem as perguntas mais freqüentes. Algumas nem são tão freqüentes assim, mas estou atualizando essa página bem mais rápido do que o fanzine.

6.5.02

Masi um reportagem muito boa sobre cartões clonados, no http://www.ibest.estadao.com.br/economia/financas/noticias/2002/abr/26/114.htm. Aparentemente, mais de 100 cartões clonados no Itaú, graças a uma aparelhagem que coleta as informações para os fraudadores. Legal que nem colocaram a culpa nos "hackers". Bandido é bandido, não importa o meio que utilize.

5.5.02

Todo mundo curte uma critica ou uma ironia.. desde que não seja o alvo. Aqueles que curtem os Simpsons já devem ter ouvido falar de um episódio, que virou até notícia de jornal, http://www.estado.estadao.com.br/jornal/02/04/08/news147.html, a manchete Crítica à cidade feita em desenho norte-americano divide carioca do Estadao. A produtora acabou pedindo desculpas, vide http://www.estado.estadao.com.br/jornal/02/04/13/news197.html mas fica a dúvida sobre o desenho.. será que é legal? Eu pessoalmente adoro Rio de Janeiro e também curti muito o humor dos Simpsons, não sei o que dizer. Se vc quiser tirar sua própria conclusão, visite o URL http://www.acc22.attcanada.net/episodes/sim1315.rm. Está lá o famoso episódio que no Brasil só vai passar em outubro e isso, na TV a Cabo.
Algumas pessoas me pediram dicas de livros e fico meio em duvida se faco ou nao resenha de livros sobre hackers. Sempre fui contra, mas como o ser humano é contraditório, vamos lá:
David H. Freedman and Charles H. Mann
At Large: The Strange Case of the World's Biggest Internet Invasion
Simon & Schuster, 1997. ISBN: 0-684-82464-7. Pp. 315. $24.00.

Este livro recebeu umas resenhas bem negativas sobre ele. Veja esta daqui, na Attrition, que tem uma reputacao boa no CUD (computer underground) http://www.attrition.org/~jericho/works/security/book_review.at_large.html. É hilária, até vou pedir permissao pro cara para usar algum dia.. Para quem nao sabe ingles, pena. Vamos dizer apenas que o Phantom Dialer que e' personagem do livro ainda precisa muito leite para chegar a ser alguém e os detalhes técnicos sao ridiculos. Nao li o livro, mas confio no autor da resenha. A Attrition não é pouca porcaria, ao contrário de alguns sites de segurança que vi por aí. Não que o meu fanzine seja a quinta maravilha do mundo, mas..

Outro livro, Anarchy Online : Net Sex Net Crime (2 livros em um), também não estão muito cotados. Para quem não sabe nada, pode até valer a pena, mas as resenhas na Amazon dão a entender que o Net Sex Net Crime está obsoleto. Obsoleto na internet significa que ler isso e ler um livro sobre a revolução francesa estão iguais, em termos de melhorar sua cultura. Quanto ao Anarchy Online, eu já li varias resenhas sobre ele, inclusive na 2600 Hacker Quaterly e o fato é que não comprei até hoje. Há livros que são antológicos, a pessoa tem que ler (exemplo: O Jogo do Fugitivo) Eu nem tô fazendo propaganda porque não precisa, vende sozinho e está esgotado há muito tempo, acho. Outros são antológicos para se conhecer o que é um livro tendencioso, como o livro de Markoff/Shimamura, nem lembro o nome (li emprestado de um cara, vi por 6,00 R num sebo e não comprei). Ah, sim, todos os livros são tendenciosos, no final. Mas o do Markoff, bom, isso virou um clássico na arte. Afinal de contas que tipo de "hacker" é esse que larga tudo para ir esquiar em Aspen?