Email drrcunha@yahoo.com.br Índice
Gás Lacrimogênio, Pimenta e outras da vida moderna
Derneval R.R. Cunha
Parece até brincadeira. Ou um artigo conclamando a revolução. Nada disso. Nem é apologia da baderna. Tampouco fazer eco do tempo das passeatas dos anos 60. Não. O objetivo do texto visa a explorar algo que está se tornando cada vez mais comum, no dia-a-dia das grandes cidades. Ninguém fala nada sobre o assunto. No entanto, shit happens.
Exemplos:
http://www.estado.com.br/editorias/2001/01/02/cid493.html - Era para ser uma festa de ano novo na av. Paulista, com, show da Banda Asa de Águia. Eu mesmo não fui na festa, mas amigos meus foram. E sem entrar no mérito de quem começou a briga, o fato é que foi lançado gás lacrimogênio numa multidão onde se mal se conseguia mexer.
http://www.estadao.com.br/agestado/noticias/2001/mai/20/65.htm No sábado, dia 19/05/01, aconteceu em São Paulo o "Tributo a Bob Marley". Um festival de Regae que tinha tudo para ser legal. Só que lotou e muita gente que tinha ingresso ficou de fora.
http://www.estado.com.br/editorias/2001/05/20/cid279.html - Até mulher de PM está fazendo protesto.
Que tal a comemoração dos 500 anos, lá em Porto Seguro?
Podia acabar por aí, mas tive ocasião de ver amigos meus descerem do ônibus no meio de passeatas, simplesmente por não saberem o que estava acontecendo. Torcendo para nunca ser necessário, vamos dar um olhada nesse material, que também é bastante usado para defesa pessoal nos EUA e volta e meia, aqui no Brasil. Só que com os nomes de Pepper Spray, Tear Gas e Mace. Será que funciona?
A Química
Tudo que encontrei sobre o assunto se refere a um manual das forças armadas americanas sobre  "Controle de Distúrbios Civis", cap. 6. Mais ou menos assim: "Os agentes de controle de distúrbios impedem o trabalho de forças hostis ou pessoal em rebelião por períodos limitados de tempo através das produção efeitos fisiológicos desabilitadores, ao entrar em contato com os olhos, pele ou através da inlação".
Há cerca de 4 tipos de substãncias que são passíveis de serem utilizadas nesse propósito (ô linguajar difíce de traduzir, sô). CN, CS, CR e Pimenta. O CN, vulgo chloroacetophenone, é o que se usa no MACE e alguns tipos de spray de defesa pessoal. CS, chlorobenzylidenemalononitrile, é o que seria mais usado para fins militares, embora também tenha sido usado para defesa pessoal. O CN e o CS são mais agentes que irritam as membranas mucosas nos olhos, nariz, boca, pulmões, etc ... O óleo de Pimenta, é agente inflamatório. Causa inflamação nos olhos, nariz e boca.
O CR, salvo informação em contrário, é de uso exclusivo das forças armadas (pode ser que esteja sendo usado no lugar do gás lacrimogênio pela polícia ou não), também funciona como o lacrimogênio, mas pode aparecer em diferentes tipos de dispersão (pode ser do tipo que em pouco tempo desaparece ou do tipo que torna o local inabitável durante dias e dias).
EFEITOS:
Trata-se de agentes incapacitantes. Entende-se por isso que os efeitos resultantes do contato com tais substãncias atrapalham qualquer indivíduo de realizar tarefas. Isso por que o indivíduo atingido vai estar muito ocupado tentando respirar ou esfregando os olhos  (inutilmente). Tosse, lacrimejação intensa, irritação da pele. Os olhos fecham. A vontade de escarrar e assoar o nariz vai ser enorme. Pode haver paralisia da laringe, o que faz a pessoa perder o fôlego. A queda do líquido irritante na pele causa sensação de queimadura. Os efeitos levam entre 20 a 45 minutos para passar. A parte chata é que a noção de tempo do indivíduo muda e esse tempinho na verdade pode parecer horas (ex: Lei da Relatividade: é fácil o tempo passar quando se assiste um filme de ação, mas esperar alguém sair do banheiro quando se está com cólica..). A primeira vez você nunca esquece.
A permanência numa área afetada implica na continuação dos efeitos. Exposição exagerada (alta concentração de gases no local ou muito tempo de contato) podem ocasionar danos permanentes (leia-se cegueira, problemas respiratórios e morte). Policiais e soldados em treinamento passam por sessões de inalação de agentes incapacitantes (em espaço fechado), tanto para conhecer os efeitos como para tentar desenvolver alguma resistência (psicológica). Já houve casos de morte de recrutas por conta de inalação exagerada de gás lacrimogênio.
Donde se conclui que não é salutar respirar esse material quando se tem problemas respiratórios, cardiovasculares, gravidez ou expectativa de ficar grávida, resfriado, pressão alta, ou convalescendo de alguma doença. Lentes de contato devem ser retiradas e substituídas por óculos de grau (obs: podem ajudar a piorar os efeitos das substãncias químicas). O uso de cobrir o nariz com roupa molhada em vinagre ajuda a aguentar os gases durante algum tempo. Suor ajuda a aumentar os efeitos dos gases. Maquiagem, assim como qualquer coisa oleosa (vaselina, hidratantes, protetor solar, detergente) podem causar problemas.
CONTAMINAÇÃO:
Após algum tempo em espaço aberto sem o elemento químico (a pessoa já deixou o local) o organismo (em teoria) se recupera. Porém se algum resíduo ficou na roupa ou na pele, pode haver problemas. Diz-se então que houve "contaminação". É preciso comentar que esses agentes incapacitantes são extremamente eficazes em espaço fechado. Por exemplo: uma gota de spray de pimenta (gotinha, tipo do tamanho de uma lágrima) pode tornar um lugar (não arejado) irrespirável em poucos minutos (começa uma sensação de irritação nos olhos e no nariz e depois fica difícil de respirar). Objetos contaminados podem guardar resíduos por meses (ex: roupas). Deve-se evitar esfregar os olhos (o líquido incapacitante nas mãos pode ir para o olho), nariz ou boca. Se você vai ao toilete, melhor fazer que nem o Joãozinho das piadas ("olha, mãe, sem as mãos"). A pele fica bem incomodada, mas a mucosa arde e muito. A pessoa nunca mais vai roer as unhas.
É bastante fácil perceber se houve contaminação da comida (o gosto é ruim). Mas na dúvida, jogue fora. Em caso de ingestão, bastante água e leite.
DESCONTAMINAÇÃO:
Para poder encarar um escritório (ou pronto-socorro) depois de sofrer ataque com agentes químicos, é imprescindível estar longe da ação dos mesmos. O que significa que: além de se estar longe da ação, se pingou produto químico na roupa, é necessário retirar essa peça de roupa. Caso não seja possível trocar de roupa, colocar para arejar.
Para tirar o(s) produtos químicos da pele, não adianta fazer só o chamado "banho de gato" (aquilo que se faz quando se quer lavar o corpo para tirar o suor sem ter chuveiro). É necessário usar jatos de água (tipo bisnaga) de tal forma que a água não escorra pelo resto do corpo (a água vai escorrer, levando a irritação para outros lugares). Ideal é tomar um banho ( ducha prolongada com água fria). Quanto mais água, melhor. Sabão oleoso não é bom.
Apesar de ser pouco educado, escarrar, cuspir e assoar o nariz com força ajuda a limpar as vias respiratórias.
Caso vá prestar primeiros-socorros em alguém, use luvas e proteção nos olhos ou vai chorar sem saber por que (e vai precisar de ajuda, se ficar contaminado). Qualquer coisa tendo óleo não vai diminuir a irritação, tipo: vaselina, hidratantes, protetor solar, detergente. Pelo contrário, essas substãncias podem causar problemas (tipo: piorar os efeitos ou causar bolhas) em contato com a pele.
APÓS uma boa limpeza com água, CERTEZA que NÃO há resíduo dos produtos químicos, aí sim, pode-se passar algum produto oleoso. Descontaminou, aí pode-se fazer qualquer coisa para diminuir a irritação.
DEFESA PESSOAL
O problema de se usar gases incapacitantes para defesa pessoal é que não existe legislação específica liberando o uso. Mesmo que houvesse, não existe garantia de que se vai acertar o alvo principal (olhos, nariz e boca) durante um assalto. É preciso tempo para se tirar o spray do bolso. Quando estive na Argentina, havia sprays de pimenta até em canetas. Só que assaltos e brigas não são atos de indivíduos isolados. É algo que se pode usar para se conseguir fugir, mas não paralisa o adversário. Há outros detalhes: o tempo de validade do spray (esse troço se deteriora com o tempo), achar o dito cujo no momento da ação (não se pode pedir ao assaltante para esperar) e o local (espaço fechado não é bom, pode atrapalhar os dois).
Bibliografia:
http://www.uol.com.br/fsp/brasil/fc2004200129.htm
http://www.midiaindependente.org/display.php3?article_id=889&group=webcast
http://www.artgalleryplus.com/danfield/teargas.html
http://www.emergency.com/pprspry.htm