14.11.03

CONTROLE REMOTO

CONTROLE REMOTO - http://www.thejokeline.com/funnypictures/funnypictures.php?picture=315
Tem tambem esta foto mostrando a mudanca dos tempos
http://www.thejokeline.com/funnypictures/fullscreen.php?picture=18

MISS DIGITAL

MISS DIGITAL - Ou, como diz no original, Miss Digital World. Sera que o Brasil consegue?
http://www.missdigitalworld.com/

DEBATE SENAC

DEBATE SENAC - Fui ontem numa palestra do Senac-Lapa sobre Cibercultura. Parece que fizeram o evento p. lancar um livro sobre o assunto. O prof. Andre Lemos, da UFBA, esteve la na quarta-feira, o que realmente e´ um ponto bem a favor do SENAC. Como estou em final de semestre e tambem fiquei sabendo em cima da hora, so assisti uma palestra ate´ o final. Um cara que faz marketing em cima de hacker e outro do Telecentro. Como eles estressaram muito o lance "na Internet o direito autoral nao e´ relevante" (alguma coisa nesse sentido) nao vou citar nomes. Com sorte vou escrever um artigo em cima. Por alto, a palestra me deu ideia que existe uma preocupacao no meio academico em nomear, classificar e analisar o "fenomeno hacker" como se fosse um cadaver que pudesse ser dissecado. Tipo: a populacao brasileira tem a cultura "hacker" no sangue porque ela foi copiando ou usando o melhor de tudo para produzir uma mistura, exemplo o carnaval, etc, etc.. mais ou menos a argumentacao do Manifesto Antropofagico, com nova embalagem. O dito manifesto pregava que o brasileiro "canibaliza" o estrangeiro para produzir algo completamente novo e diferente. Do ponto de vista cultural, o brasileiro pega partes do original, refaz e joga no mundo com novos significados. Se o cara que apresentou a palestra tivesse falado do Oswald de Andrade, tudo bem, mas usou varios exemplos que sei la´. Sem duvida esse debate apresentou uns pontos importantes sobre cultura hacker. Mas altamente contraditorio, misturando coisas diferentes, de contextos diferentes, uma salada. Tava caindo de sono e a plateia era pequena. IMHO (na minha opiniao) houve um pouco mais de coerencia do que o texto de um cara de Brasilia que sei la como ta dando aula por aquelas bandas. Aparentemente, todo mundo quer se fazer de "doutor" em "hacker". E criando significados em cima disso. Vao acabar fazendo o mesmo que fizeram com o movimento PUNK, que comecou como um protesto contra o desemprego e o conformismo da sociedade (dai o visual agressivo e pesado) e virou fashion. Como o hacking se banalizou, considera-se como um cadaver de movimento, que pode ser dissecado e o nome "hacker" pode ser usado para atrair a atencao da midia sensacionalista. O orador pode ser tolo, desde que o ouvinte seja sabio. Infelizmente, nao sei se existe sabedoria entre os ouvintes de hoje. A lei de Murphy prega que a soma da inteligencia no mundo e´ constante, mas a humanidade esta aumentando.. Fico chateado e´ que o nome hacker compreende muita coisa que nao pode ser transmitida mas vivenciada. Se o cara fizer nomes como "hacker isso" ou "hacker aquilo" pode ter certeza que e´ propaganda e nao "hacking". O "hacking" do autor e´ chamar sua atencao, provocar sua curiosidade e possivelmente tirar seu dinheiro do bolso (e colocar no dele).

HPG PAGO?

HPG PAGO? - Um amigo veio reclamar que tinha acabado de completar seu site, prontinho para colocar via ftp no hpg.ig.com.br e... o que aconteceu? Nao entra. Vc chega agora no site da hpg e o que antes era um servidor web gratuito agora tem 2 planos: com 4 mg de espaco por R$ 9.90 e de 10 mgs de espaco por R$ 14.90. Por mes. Vc tem que comprar espaco Web, la. Puxa, um monte de gente vai ficar sem site web.

13.11.03

LINUX CHIX

LINUX CHIX - a resposta
> Comments: Derneval, deixando de lado seus comentários no minimo machistas,
> vc tenta defender nosso trabalho ao mesmo tempo que o detona. Primeiro que
> é LinuxChix, LinuxChicks eh a ***. Segundo, falta de calcinha? Não conheci
> seu fanzine, mas fiquei decepcionada, depois de meus amigos falarem tanto,
> em ler algo nestes termos. E por ultimo, conversar sobre novela? Bom, deve
> ter tanta mulher que só fala de novela quanto homem que só fala de
> futebol. Ou de computador, o que tambem é um porre, povo não sabe nada de musica,
> filmes, livros. Se vc leu o novo howto, viu que mulheres tem, não é de
> hoje, historia na computação. A sociedade que parece insistir em ignorar a
> presença delas. Ou talvez, pelo fato de sermos referenciadas como "calcinhas na
> área", tantas permancem sem aparecer mesmo.

E', eu agora li (um pouco rapido mas li) o How-to http://www.linuxchix.org.br/node.php?id=67&mode=2&order=1 . E compreendo realmente a questao da frase : "entrar numa reunião de usuários GNU/Linux ou fórum é qualquer coisa semelhante a cena do bandido entrando pela porta do saloon no filme de faroeste". No tempo em que comecei com informatica, era assim mesmo. As pessoas disputavam para digitar coisas, fazer coisas, chamar a atencao de meninas que entrassem no laboratorio de informatica da Poli-USP. Recebo tao poucos emails de mulheres que considero o fanzine quase que para publico masculino. Por consequencia, os comentarios que fiz no Blog, coisa de clube do Bolinha, exceto o vocabulario "calcinhaXcueca", que e' de uso corrente por ambos os sexos na Escola de Comunicacoes e Artes. Bom, o fato e' que com artigos como:
http://www.inf.ufsc.br/barata/paquera20.html
http://www.inf.ufsc.br/barata/guianerd22.html
http://www.inf.ufsc.br/barata/nerdafet27.html
Com artigos como esses fica facil entender minha ideia do que e' o relacionamento com o sexo feminino. Cada relacao nova p. mim e' quase uma prova cientifica de que a emocao e' algo mais forte do que a razao (a gente sabe q nao vai dar certo, mas insiste assim mesmo, quem sabe?). E' errado generalizar. Sei la, espero que o grupo linuxchix (http://www.linuxchix.org.br/ ) sobreviva a essa pessima divulgacao por minha parte. Valeu.

COISA d ARGENTINO

COISA d ARGENTINO - Nenhum preconceito envolvido. Tem brasileiro que vai se identificar com a ideia de todo ano tirar foto no mesmo dia, mesma posicao e colocar num album para comparar depois. O Diego e a Suzy tao fazendo isso desde 1976. O texto que me mandaram com o link e' o seguinte:

http://zonezero.com/magazine/essays/diegotime/time.html
Durante vinte e sete anos, sempre no dia 17 de junho, uma familia> argentina fotografou os rostos de cada um de seus membros, sempre na mesma> posição e no mesmo lugar.> Primeiro o casal, depois a chegada dos filhos, os cabelos brancos...> Agora, que colocaram a sua experiencia na internet, o resultado é> comovente. É um verdadeiro poema sobre a passagem do tempo.> O ritual da nossa vida sobre a terra.

11.11.03

CRITICANDO MATRIX

CRITICANDO MATRIX - fui no ultimo Matrix. Valeu a pena? Matei a curiosidade, pelo menos. E' bom? Tem umas cenas de combate boas. E' melhor do que o Matrix original. Nao. Tem uma criticazinha em ingles no http://www.pointlesswasteoftime.com/film/matrix50.html Mas se vc nao assistiu, melhor nao ler...

BIT TORRENT

BIT TORRENT - Achei este faq por ai http://www.dessent.net/btfaq/

10.11.03

BANCO CENTRAL

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a mensagem.

NOTICIAS LEGAIS

NOTICIAS LEGAIS - Em portugues
http://pontobr.org/
http://linux.trix.net/
http://freecode.linuxsecurity.com.br/
http://www.vivaolinux.com.br/
http://www.linuxrapido.linuxdicas.com.br/
http://www.linuxdicas.com.br/
http://www.linuxbh.org/
http://www.linuxclube.com/
http://www.comlinux.com.br/
http://www.forumnordeste.com.br/

Em ingles
http://lwn.net/
http://linuxtoday.com/

Os links foram tirados do linux.trix, a ordem em que foram colocados nao significa preferencia ou qualidade.

LINUX RUIM?

LINUX RUIM?- So para aproveitar o clima.. um grupo defende que esse negocio de software livre e´ ruim para todo mundo. Eu tenho minha opiniao sobre o assunto: sou contra Windows (apesar que tenho que usar e ser bom nesse software). Mas pelo menos para dizer que sou imparcial (mesmo tendo certeza que essa coisa de "imprensa parcial" nao existe) vou publicar o URL deste grupo
http://www.deathtolinux.com/port/pg_carta001.html

LINUX CHICKS

LINUX CHICKS - Uma consequencia legal desse congresso foi conhecer as Linux Chicks, um grupo dedicado a divulgacao do Linux no meio feminino http://www.linuxchix.org.br/ . Na verdade, a Java-girl e' que me reconheceu de outras epocas. Dou a maior forca. Desde o tempo em que traduzi o texto sobre a cidade digital holandesa (DDS, vide http://www.inf.ufsc.br/barata/be06.html#agorafobia eu fico preocupado com a falta de "calcinha" em foruns informaticos. Claro que isso foi num tempo em q a Internet nao havia ainda "estourado". No caso do Linux (havia um tempo em que bastava vc conseguir instalar Linux-Slackware com acentuacao em portugues p. ser chamado de hacker) eu contava nos dedos da mao direita (eu peco a delicadeza de nao fazerem comentarios MALEVOLOS sobre essa questao de mao - eram menos de 5 garotas, no caso). O site das meninas (divulgue, faca esse favor, nao aguento mais conversar sobre novela com possiveis namoradas) e' http://www.linuxchix.org.br/ Nao confundir com outros sites, como http://rootaccess.de/gallery/Linuxchicks

ESPIANDO a CONISLI

ESPIANDO a CONISLI - Dei uma olhadinha na conferencia que aconteceu na Engenharia Eletrica da USP, neste final de semana, vide http://www.conisli.org.br/ Estranho, nos certificados nao constava nada de logotipo USP em nenhum lugar dos folhetos. Neste aspecto, fiquei meio desapontado. De resto, ate' que a escolha de gente de software livre foi bastante boa, as "boca-livres" (coffe-breaks) tavam excelentes e eles liberaram p. aluno da USP entrar (ou pelo menos nao restringiram), o que e' mais do que correto em se tratando de instituicao publica. Que mais? Convidados internacionais, como o Maddog (se vc nao conhece de Linux, nao adianta comentar) e uma mesa de hackerismo. Humm achei q ia me irritar. Nao. Tinha um pessoal legal, tentando divulgar o mesmo tipo de coisa da qual falo no fanzine. Ah, sim. Eles sabem da minha existencia mas nao falaram nada na palestra. Nao existo p. CuD brasileiro, apesar q foi comigo q comecou a divulgacao do que e' "etica hacker". Vai ver, culpa daqueles anos em q virou moda falar mal do Barata Eletrica. O pessoal (do ultimo numero) da Axur05 ate' ja reconhece que minha publicacao e' otima (embora defacing nao seja minha praia) mas nao adianta. Chega de chorar.. Conheci pessoalmente o Marcelo D'Elia Branco http://www.softwarelivre.org/ , daquele big evento de Software Livre em Porto Alegre , disse q topa uma entrevista, nao sei se vai responder o email q enviei, mesmo c jeans e camiseta ele tem cara de gente que so fala com ministro e reporter da Globo. Acho q vou comentar alguma coisa desse evento no fanzine. Foi uma boa conferencia sobre o assunto. Conferencias envolvendo Software Livre deveriam sempre ser encorajadas. O unico tipo de "hacking" que eu recomendo e' esse.