1.5.04

DIA do TRABALHO

DIA do TRABALHO - Tinha prometido a mim que nao iria fazer colocacoes politicas no blog ou no fanzine. Mas como estou desempregado (estado de espirito dizem alguns porque trabalho pacas so que nao registrado), a tentacao foi muito forte. Acho nada do dia do trabalho. Nem posso achar. Mas ai tive um papo com um cara, depois de assistir o filme Laranja Mecanica. Filme bom. Para quem leu 1984 (Orwell) Admiravel Mundo Novo (Huxley) Volta ao Admiravel Mundo Novo (Huxley) e um filme p. la de excelente (e livro do Burgess). O cara que foi conversar comigo era um deslumbrado que tinha lido Sartre. Ta bom. Ai depois de muito papo (onde ele vinha tentando me impor sua superioridade por saber mais Sartre do que eu) eu comecei a comentar minha simpatia pela anti-filosofia libertaria, vulgo Anarquismo. (cuja palavra quer dizer sem-governo no sentido que nao se precisa de governo e nao desgovernado como todo mundo ouve por ai). Era uma daquelas conversas politico ideologicas que realmente sao dificeis de levar adiante sem cerveja. Ele resolveu jogar baixo. Me tacou o argumento que os filosofos anarquistas sao utopicos. Ai eu cheguei no famoso AH,E, E? Dez anos atras, nao seria utopico achar que um operario chegaria a presidencia? Ta bom, nao era tao utopico ha dez anos. Talvez ha vinte anos seria utopico. Ta legal. Ha dez anos nao era utopico sonhar com um operario chegando a presidencia. E que tal seria a utopia de pensar que este operario, uma vez na presidencia, nao foi utopico para os operarios que votaram nesse cara, que sempre apoiaram ele, nao foi utopico pensar que no governo dele a situacao poderia melhorar para o operariado brasileiro. NAO FOI UTOPIA DE OPERARIO PENSAR QUE UM OPERARIO NO PODER MELHORARIA A VIDA DOS OPERARIOS. Pra que criticar quem acredita em filosofia libertaria vulto Anarquismo.
Este e o meu recado p. dia do trabalho (futuro dia do desemprego). Se alguem publicar algo parecido com esta pergunta em algum lugar, me avisem.

Sem comentários:

Enviar um comentário