15.4.14

CRYPTO RAVE

Dei uma olhada na Cripto Rave, que funcionou neste final de semana no Centro Cultural São Paulo, entre sexta e sabado. 24 horas de cursos, palestras e oficinas sobre privacidade. Tudo, tudo para quem quiser se inteirar de todas as paranóias sobre privacidade (na verdade não é paranóia) Estou meio fora dessa coisa de aparecer em eventos de segurança informática (acabei não indo na conferência do Garoa Hacker Club, a BSIDES ).

Como era Cripto, então não usei nem camiseta do fanzine Barata Eletrica nem  mesmo camiseta da 2600 Hacker Quaterly, minha favorita para chamar a atenção em eventos de segurança. Quase coloquei óculos escuros e boné. Infelizmente não fui com grana então não comprei daquela camiseta do evento, pena.

Logo na entrada, bastava mencionar o email que usou para se cadastrar no site e beleza, um carimbo no braço. Outro carimbo para falar se não queria ser fotografado. Não ia ficar muito tempo mas aí tropecei em dois estrangeiros completamente deslocados, um italiano e um indiano (??) que tinham vindo para o evento mas não havia tradução simultânea nem ninguém com quem conversar.

Tentei achar alguém que me conhecia ou que sabia da Bsides para informar os gringos, fiquei impressionado: só umas duas pessoas em mais de 10 abordagens. Fiquei mais pasmo ainda quando perguntei para um pessoal da organização, 4 pessoas reunidas, só uma sabia da existência do meu fanzine (e saiu correndo para não conversar sobre o assunto ou porque alguém chamou).

Olhei por alto o público das palestras e oficinas. Gente em torno dos 20 anos. Alguns eu reconheci de eventos da USP, gente ligada a partidos políticos ou de esquerda ou extrema esquerda, sei lá. Talvez tivessem curiosos ou talvez  jornalistas ou gente dos black blocks, não dava para saber. Foram 24 horas de eventos ligados a privacidade.

Do site do evento, https://cryptorave.org/ posso falar que tem alguns downloads legais.

Já assisti outra conferência do gênero no outro ano então só visitei. Uma pena eu não ter submetido uma palestra falando sobre o fanzine Barata Elétrica, será que iria atrair a atenção?

Não sei. Como forma de se inteirar sobre ferramentas e state of art da vigilância online, achei o evento obrigatório. Nota 10 para escolha do lugar, nota 10 para os temas apresentados.