21.5.14

PARALISACAO SP

Alguns amigos e parentes devem estar vendo as imagens dessa bagunça que está a cidade de São Paulo hoje, o que posso dizer é que nunca vi nada parecido (aliás, nem estou realmente vendo). O que estão me falando é de ônibus sendo parados em pontos estratégicos para impedir o andamento de outros ônibus. Algumas ruas e avenidas de SP viraram estacionamentos de ônibus. Mas os carros passam e motoristas vão aonde querem. Dentro da USP, os ônibus internos e externos que servem as faculdades desapareceram. Em muitos pontos vejo gente sentada, um ou duas pessoas. Fico pensando se estão esperando ônibus inter-municipais ou são olheiros do sindicato da USP.  Não chegam a se formar grupos de mais de 4 pessoas sem aparecer alguém para informar que hoje está tudo paralisado. Minha única mudança foi não carregar uma mochila, o que facilitou andar, caminhadas de 1 hora atrás de ponto de Internet, de supermercado, de notícia. Provavelmente eu ficaria o dia inteiro dentro de casa, conversando com meus colegas de alojamento. São coisas bem terríveis. Como a coisa foi de surpresa, ninguém sabe para quem vai apontar o dedo e falar "é culpa de". Porquê a notícia é que se trata de uma greve de uma dissidência de sindicato. Então, não se pode falar que é culpa de sindicato. Minha suposição é que se está repetindo os passos em direção a um endurecimento de regime, parecido com o que aconteceu antes do contra-golpe de 1964. Mas quem sabe a verdade?  Na minha faculdade, houve professores que aderiram a paralisação e outros que não. Mas poucos alunos vieram. Dou graças ao fato de que uma consulta que eu tinha para hoje não foi hoje (eu me enganei). Aí não tive que pegar o metrô e ver coisa parecida com o dia do juízo final. (Sempre escapo de catástrofes, quase sempre).