26.9.15

INFERNO CENTRALIA

Tava pesquisando outra coisa na Internet, acabei descobrindo a existencia desse lugar meio fora do comum chamado Centralia (Pensylvania, EUA). Muito tempo atras, eu ja sabia que existia, por conta da revista VEJA, uma cidade com uma mina de carvao que estava pegando fogo.

A coisa quando comecou nao era grande. Mas a cidade foi uma cidade de mineracao por muito tempo e embaixo dela estava (esta?) cheio de galerias e tuneis de mineracao de carvao. Como o carvao foi substituido por gas ou por petroleo, nao valia a pena continuar a mineracao na cidade.

Entao este vilarejo foi atras de outras fontes de renda e.. parte da mina comeca a pegar fogo. Como se nao fosse o bastante, o fogo se expande e aumenta de tamanho. Mas ninguem consegue fazer o governo tomar providencias e apagar.

Ate que um dia um garoto quase eh sugado por um buraco do incendio (foi sugado mas conseguiram pesca-lo vivo) num dia em que tinha politicos andando pela cidade.

Nisso, mais de 10 anos ja tinham se passado. Na verdade se passaram 20 e agricultura, acabou, nao tinha mais como plantar nada. Metade da cidade votou para sair fora (o governo americano comprou e demoliu as casas). Ate recentemente ainda haviam umas 20 pessoas morando la na cidade, apesar dos esforcos do governo em tirar todo mundo.



E nao ha muito que ver, na cidade. Tudo que podia ser demolido foi demolido. Aqui e ali, sai fumaca do chao, que em varios lugares simplesmente ferve.

Mas tem uma quantidade de documentarios no Youtube e outras fontes de informacao, existe videogame baseado na tragedia dessa cidade, existe livro sobre esse problema, as pessoas visitam a rodovia 61, no trecho que esta detonado, so para visitar.. etc..

Fotos da cidade
http://migre.me/rDjUw

Wikipedia (pt)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Centralia_%28Pensilv%C3%A2nia%29

Wikipedia (ingles)

https://en.wikipedia.org/wiki/Centralia,_Pennsylvania

Este video aqui eh curto (12 minutos) da uma ideia do drama

Historia em Quadrinhos

https://en.wikipedia.org/wiki/Silent_Hill_%28comics%29


Gameplay do videogame Silent Hill (jogo inspirado na cidade fantasma de Centralia)


Documentario

E para quem nao fala ingles, esse documentario aqui tambem eh bom

Sem comentários:

Enviar um comentário