23.12.16

BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO (c)

Depois de muita briga, depois de muita agua passando embaixo da ponte, eis que chega ao fim esse ano de 2016.

Nao acho que agradou nem a gregos nem a troianos. Dividiu o pais, desanimou todo mundo. Nao eh nem uma questao de ter dado um passo a frente ou atras. Ninguem aguenta mais.

E sair do Brasil nao vai melhorar nada. Se a estatua do  Cristo Redentor fosse viajar para Nova York, chegando la a estátua da Liberdade ia pedir o ombro  para chorar.

Voce pode jogar na loteria. Ou fazer uma simpatia para a virada do ano. Amigo meu  receitou uma  para acabar com todos os problemas:

Primeiro, ir para Santos ou outro lugar no litoral, numa praia. Ai, chegando la, i vc estende uma toalha na areia. Reza e tira a roupa (ou so tira a roupa). E coloca todos os pertences no centro da toalha. Larga tudo e entra na agua. Vai andando. Afastando da praia. So afastando. Nao olhe nem volte. Sempre em frente. Todos os seus problemas vao acabar se voce seguir em frente.

Nao achei a ideia muito boa.

Porque a vida nao eh apenas este ano de 2016. Nao eh 2017. Nao eh a vitoria do Palmeiras nem a eleicao do Trump. A vida eh um monte de coisas que nao estao na tela do celular, nao estao nos jornais e tambem nao estao ali na nossa frente.

A vida eh tambem aquilo que a gente enxerga quando nao ve o futuro. Aquelas coisas horriveis, aqueles erros que todos nos cometemos. Nao tem um professor que vai dar nota. A gente tem que aproveitar o tempo que tem para fazer alguma coisa com o que sobrou de tudo que aconteceu. Comer quando tem fome, beber quando tem sede. Aproveitar aquele sorriso sincero que alguem partilhou com voce, na rua.

Tudo bem que de vez em quando nao tem nada gostoso para se comer hoje, nem amanha nem deois. E nao da nem vontade de sair de casa. Mas ai eh que esta a verdadeira aventura. Sair de casa. Ler os jornais, sentir o mundo. Estamos ainda acima da superficie. Podemos ver, podemos procurar.

Achar algo melhor do que esse dia-a-dia ridiculo. Ja dizia Exupery:  O essencial a vida eh invisivel aos olhos. (dica: ele nao falava do oxigenio)

A gente tem que fazer forca para entender isso. E essa forca eh soh entender que o ano que vem vai ser melhor do que esse. E ir atras desse futuro.

Grande abraco para todos, um 2017 cheio de esperanca, dinheiro, saude e cafune..
Felicidades! Nao deixem de sonhar com um futuro melhor.

Derneval R R Cunha (c)

Sem comentários:

Enviar um comentário