9.1.03

"TESE DE MESTRADO" - O pessoal tem comentado comigo de um cara cuja "tese" (eu chamaria de dissertação, tese já é doutorado) sobre hackers foi objeto de resenha num jornal aí estes dias. Começando, o cara é de jornalismo. O email dele é gov.br, mas tudo bem, o email do nosso presidente será gov.br. Como sei disso? Sim, recebi email do cara pedindo ajuda. E descobri que a idéia dele não era nem é boa. Então neguei ajuda. O cara pegou o título de mestre para dar aulas de jornalismo. E jornalismo é uma ciência "exata". Todo dia vc lê as notícias nos jornais e sabe que säo "verdadeiras". Jornal garante a "veracidade" dos fatos. Jornais não publicam nem fazem sensacionalismo. Nem distorcem notícias para aumentar as vendas, quando o assunto é tão polêmico quanto desconhecido. Não senhor. Jornalista nenhum vai apoiar aquilo que escreve em testemunhas ridículas ou cuja relação com o evento seja distante ou pouco comprovada (a propósito: estou sendo irônico e o uso de aspas é para lembrar que estou brincando, se vc acredita no que disse acima, leia outros jornais). O que eu acho incrível é que, se o cara pegou o título de mestre escrevendo um texto do qual não consta uma bibliografia completa e abrangente sobre o assunto (nota: coisa importante), deveria pelo menos avisar para o leitor que esse texto de mestrado é acadêmico. Quer dizer: para você entender esse texto, tem que conhecer pelo menos um pouco da bibliografia. Esse texto é para gente que vai fazer trabalho de curso de faculdade, curso que discute o "sexo dos anjos" da comunicação e de jornalismo. Não é para aprendiz de hacker nem p. profissional de informática. E mesmo assim, quem ler a bibliografia vai encontrar várias omissões. Coisa faltando, como fanzines brasileiros. Mas tudo bem, o autor desse mestrado compensa com a frase "hacker tem até filho hoje em dia" (procura lá no texto que vc acha esta indecência). Me espanta é que outra jornalista tenha escrito uma resenha com vários erros (tipo dissertação de mestrado) e favorecendo o livro. Eu não posso falar muito, mas desconfio que as pessoas quando não entendem de determinado assunto, para não passar por ignorantes, resolvem elogiar. Não sei se é o caso dessa resenha. Que o autor desse mestrado tenha buscado o tema pelo sensacionalismo e porquê vende, isso eu tenho certeza. Mas como mencionou um conhecido meu, dissertação de mestrado não tem nenhuma obrigação de trazer conhecimento novo. É treinamento para o doutorado. Do jeito que jornalismo está em alta (saiu liminar permitindo o ingresso na profissão sem ter que passar pela faculdade) sem dúvida esse trabalho talvez contribua. Aquele futuro desempregado que passar pelas aulas desse cara (e isso é válido para outras carreiras, lógico) talvez curta o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário