31.10.14

MULHER SOFRE


10 Hours of Walking in NYC as a Woman - Este video e parte de uma campanha anti-assedio,


http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141031_shoshana_cantada_lab


realizada em N.York. Viralizou. Um cara colocou uma câmera na mochila dele apontada para a mulher e juntos, andaram pelas ruas da cidade durante 10 horas. Vale notar que algumas das cantadas e situacoes mais desagradaveis sao de hispanicos ou negros.

De acordo com esta reportagem, as partes em que gente de pele branca aparece eram bem menos visiveis e foram cortadas. Embora tambem fossem numerosas.


http://www.ibtimes.co.uk/viral-walking-new-york-catcalling-video-edited-out-white-people-1472453


Minha opiniao? Primeiro lugar, o video foi rodado em N.Y. EUA. Um pais que ja tem uma legislacao bem severa e juizes ainda mais severos com relacao a assedio sexual. Como sinto as vezes que as feministas estao criano uma situacao estranha, nao vou nem comentar aqui. Nao seria proprio eu, sendo homem, comentar o video.
Mas posso traduzir e colocar uma trecho de entrevista da Camile Paglia, (radical e critica do feminismo americano) que tem a ver com esse video. Minha opiniao e que a fala dela tem tudo a ver. Claro que tem mulheres que se identificam com o video. Nem por isso elas deixam de ficar 16 horas por semana fazendo ginastica e vestindo roupas provocantes.
-------------------------
Playboy interview, May 1995: Camille Paglia
PLAYBOY: Você acha que o feminismo é anti-sexual?

PAGLIA: O problema com a América é que há muito pouco sexo, não muito. Quanto mais nossos instintos são reprimidos, mais precisamos de sexo, pornografia e tudo isso. O problema é que as feministas tomaram conta com suas tentativas de inibir sexo. Temos um problema sério de testosterona neste país.

PLAYBOY: Causada por quê?

PAGLIA: É uma bagunça lá fora. Homens são suspeitos de intenções das mulheres. O feminismo os aleijou. Eles não sabem quando fazer um elogio. Se eles fazem um elogio, nao sabem se eles vão acabar em tribunal.

PLAYBOY: É por isso que você tem sido tão crítica sobre o número crescente de casos de assédio sexual?

PAGLIA: Sim, embora eu acredite nas diretrizes de assédio sexual moderados. Mas você não pode a situação stalinista que temos na América agora, onde qualquer mulher neurótica pode fazer qualquer acusação estúpida e destruir a reputação de um homem(*). Se houver evidência de falsa acusação, o acusador deve ser expulso. Da mesma forma, uma mulher que acusa falsamente um homem de estupro deve ser presa. Minha definição de assédio sexual é específica. É só o assédio sexual - por um homem ou uma mulher - se é quid pro quo. Isto é, se alguém diz: "Você deve fazer isso ou eu vou fazer isso" - por exemplo, (querendo dizer) vou te demitir. E considerando que o toque é o assédio sexual, o discurso não é. Sou militante sobre este assunto. As palavras devem permanecer livres. A solução para a fala é que as mulheres devem sinalizar o seu nível de tolerância - as mulheres são todas diferentes. Alguns são muito picantes.

(*)  na epoca desta entrevista, havia o caso de um juiz prejudicado por acusacao de assedio  tem muita gente, gerentes, chefes, que nao entram sozinhos num elevador se so houver uma mulher dentro para evitar qualquer hipotese de assedio, virou uma paranoia americana.